Prefeitos de municípios atingidos pela seca organizam 'Marcha dos Sem Água'



Os prefeitos dos municípios do Nordeste baiano preparam uma marcha à Brasília para pressionar o governo federal a adotar "medidas práticas, objetivas e emergenciais" para "salvar o Nordeste". A ação, que deverá acontecer ainda neste mês, foi batizada de “Movimento dos Sem Água". 

O anúncio foi feito nesta quarta-feira (3), um dia após a presidente Dilma Rousseff (PT) anunciar um pacote de medidas para o enfrentamento da seca, o que não foi levado muito a sério pelos administradores dos municípios atingidos pela estiagem. De acordo com a presidente da União das Municípios da Bahia (UPB) e prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria Mendes (PSB), a ideia do evento surgiu após encontros de dirigentes municipalistas que buscavam ajuda para os nordestinos. 

"Quando acontece alguma catástrofe no sul ou sudeste, como enchentes e deslizamento, o governo federal responde quase que imediatamente, mas com o Nordeste o tratamento tem sido diferente. Prometem mundos e fundos, mas para que 10% disso vire realidade precisamos fazer um sacrifício enorme", criticou em entrevista ao jornal A Tarde. O vice-presidente Institucional da UPB, José 
Bonifácio, emendou o coro. "É preciso que os deputados e senadores nordestinos se unam ao movimento e pressionem o governo federal. 

Quem os elege não é o governo federal, mas o povo que está sofrendo pela ausência de ações palpáveis no combate à seca", declarou, e assinalou ter chegado a hora de "peitar a União até que tenhamos a atenção devida ao momento crítico vivido pelo Nordeste". 

Para Bonifácio, os nordestinos estão cansados "de conversas e promessas" e precisam de ações concretas. A UPB calcula que 70% do território baiano é atingido pela seca, o que coloca em estado de emergência 214, dos 417 municípios baianos, já nos primeiros meses do ano. Várias lavouras tiveram perdas totais e 300 mil cabeças de gado já morreram segundo a entidade.

Fonte: Bahia notícias

Proxima Proxima
Anterior Anterior

Paratinga 3 x 1 Barreiras - Intermunicipal - Melhores momentos