Final de semana de céu encoberto e chuvoso no sul e oeste da Bahia



As chuvas que ocorreram nessa última semana, principalmente na faixa centro-sul e oeste da Bahia, deverão continuar nos próximos dias. De acordo com o serviço de meteorologia do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), esta condição se deve à umidade do ar, proveniente da região Amazônica, que, associada ao calor, está contribuindo para o aumento da nebulosidade e das chuvas nessas áreas do estado. Com temperaturas chegando aos 36°C, típicas dessa época do ano, essas chuvas poderão se intensificar, principalmente nas regiões oeste e São Francisco, onde também há possibilidade de ocorrer trovoadas.

Na faixa centro-norte do estado, quem continua influenciando o tempo é a massa de ar quente e seco. Com isso, a previsão para os próximos dias, principalmente nas regiões norte, nordeste e em grande parte da Chapada Diamantina, é de céu ensolarado e com poucas chances chuva. Mesmo assim, no final da tarde e à noite, há possibilidade de ocorrer eventos isolados de chuvas fracas na Chapada Diamantina.

Já nas regiões do recôncavo e sul, o sistema meteorológico que continua influenciando o tempo são os ventos úmidos que vêm do Oceano Atlântico. Com isso, o predomínio é de céu nublado a parcialmente nublado, com chuvas fracas e em áreas isoladas. Devido ao calor, comum nessa época do ano, as maiores chances de ocorrência dessas chuvas serão para o final da tarde, durante a noite e mais frequentes nas localidades próximas ao litoral, que incluem a cidade de Salvador e região metropolitana.

Na capital as temperaturas devem variar entre 21°(mínima) e 30°C (máxima). No sul do estado, onde os ventos úmidos chegam com mais força, também há possibilidade de ocorrer eventos isolados de chuvas mais intensas.

Maré - Entre sexta-feira (8) e domingo (10), a maré deverá atingir sua altura máxima em torno das 8h30 e 20h30, com valores variando de 1,6 a 2,1 metros. Já a altura mínima deverá ocorrer por volta de 2h30 e das 14h30, com valores variando de 0,3 a 0,8 metro. As ondas previstas para os próximos dias deverão ter agitação fraca, com altura máxima podendo chegar a 1,5 metro.

A aproximação da estação do verão no Hemisfério Sul indica elevação na incidência da radiação solar e, consequentemente, dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV's). Esta elevação pode ser vista na previsão dos IUV's para o período de sexta-feira (8) a domingo (10), quando deverão variar de 13 a 14, que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) fazem parte da categoria de intensidade “Extrema”.

Por causa deste aumento, cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar devem ser redobrados, principalmente, nos horários das 10 às 16 horas quando os efeitos danosos são maiores. Para isso, recomenda-se o uso de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves. Fonte: Secom.
Proxima Proxima
Anterior Anterior

Lojas Dubelo - Promoção

Lojas Dubelo - Promoção