Paratinga

Oeste baiano

Bahia

Brasil

Futebol

, Unlabelled

Textos religiosos raros do Vaticano e de Oxford são disponibilizados na internet



Alguns dos textos religiosos mais raros e frágeis do mundo foram digitalizados e estão disponíveis ao público pela primeira vez. Em parceria, as bibliotecas do Vaticano e de Bodleiana - da Universidade de Oxford, uma das mais antigas da Europa - abriram seus arquivos milenares, que incluem manuscritos gregos, hebraicos e o primeiro livro impresso: a Bíblia de Gutemberg, de 1455. 
O projeto de £ 2 milhões (cerca de R$ 7,5 milhões) foi anunciado ano passado e deve durar ainda mais três anos. A coleção on-line, em inglês e italiano, que terá 1,5 milhão de arquivos, também inclui bíblias gregas ilustradas do século XI e alemãs do século XV, além de xilogravuras coloridas a mão. 

Manuscritos gregos de Platão, Homero e Sófocles serão incluídos em breve. Os arquivos de textos e imagens em alta resolução podem ser aproximados para leitura e pesquisa. Queremos que todos vejam estes manuscritos, grandes trabalhos da humanidade - comentou o monsenhor Cesare Pasini, prefeito da Biblioteca do Vaticano, à Associated Press, numa entrevista nesta terça-feira(17) A biblioteca do Vaticano foi fundada em 1451 pelo Papa Nicolau V para a “conveniência comum dos sábios” e mantém 180 mil manuscritos, 1,6 milhão de livros e 150 mil impressões, desenhos e gravuras. 

Enquanto que a Bodleiana abriu as portas para estudantes em 1602, mas incorporou a biblioteca do Duque de Humfrey, de 1488, incluindo coleções dessa época. Ela é a maior do Reino Unido, com mais de 11 milhões de impressões.(O Globo)
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Mais lidas da semana