Ibotirama conquista grandes avanços

Foi inaugurado no ultimo dia 17, em Ibotirama, município baiano da região do Médio São Francisco, distante 660 quilômetros de Salvador, duas importantes obras para a região. O Laboratório Central (Lacen) e o Centro Integrado de Comunicação (Cicom). Além do governador Jaques Wagner, estiveram presentes ao evento o presidente da Codevasf, Elmo Vaz, o pré-candidato ao governo do Estado, Rui Costa, o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo, o ex-secretário de Agricultura da Bahia, Eduardo Salles, o deputado federal Oziel Oliveira, a deputada estadual Kelly Magalhães, prefeitos e presidentes de associações de sindicatos do Oeste da Bahia.


Situado ao lado do Hospital Regional de Ibotirama, o Laboratório Central contará com equipamentos de última geração e atenderá toda a microrregião de Ibotirama. Estão previstos mais de 80 procedimentos na unidade, entre eles exames para detecção de doenças como Aids e câncer.
Outra obra fundamental e que visa melhorar a segurança pública regional é o Centro Integrado de Comunicação (Cicom), que foi inaugurado e funcionará ao lado da 28ª Cia Independente da Polícia Militar. O Cicom conta com equipe de 28 servidores e 17 atendentes, que trabalham com os mais modernos equipamentos de monitoramento de segurança, a exemplo de câmeras e computadores de última geração. Agora, para solicitar ação do Corpo de Bombeiros ou das polícias Civil ou Militar, basta discar o número 190 a qualquer hora do dia ou da noite.

Apesar de jovem na política, o prefeito Terence Lessa tem dado show de maturidade com suas atitudes focadas nos interesses da população. Com uma equipe competente e com muita vontade de trabalhar, o prefeito conseguiu grandes avanços em menos de um ano de mandato mudando a realidade da cidade e conseguindo ser referência em excelência na administração.


O governador Jaques Wagner parabenizou o prefeito Terence dizendo estar feliz em ver um jovem que resolveu abraçar a política e promover a melhoria do bem estar dos munícipes através do trabalho, respeito e sinceridade com o povo. Wagner afirmou que o município receberá do Estado recursos para construir o mercado municipal. O prefeito agradeceu a presença de todos e não perdeu a oportunidade de cobrar do governador mais leitos de UTI para o Hospital Regional de Ibotirama. Afirmou ainda ao governador que a cidade vive hoje verdadeiramente novos tempos, que em um ano de governo muitas ações já foram realizadas graças a parceria com o governo do estado.

No momento o governador fez a entrega de 20 retroescavadeiras, através de parceria do governo com Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Social (CAR). Vinte municípios da região serão beneficiados com máquinas destinadas a construção de barragens subterrâneas, cada uma avaliada no valor de R$ 172,4 mil. Uma tecnologia social de convivência com a seca. As barragens proverão de água a produção de agricultores familiares. Após a conclusão das metas de construção de barragens, as prefeituras poderão utilizar as máquinas em outras ações. Os municípios beneficiados foram: Bom Jesus da Lapa, Carinhanha, Feira da Mata, Ibotirama, Morpará, Muquém do São Francisco, Oliveira dos Brejinhos, Paratinga, Serra do Ramalho e Sítio do Mato, do Território de identidade do Velho Chico. Na Bacia do Rio Corrente os municípios beneficiados foram: Brejolândia, Cocos, Coribe, Santana, São Félix do Coribe, Serra Dourada e Tabocas do Brejo Velho. Já na Bacia do Paramirim, as cidades que receberam retroescavadeiras foram Erico Cardoso e Rio do Pires. Mortugava, município integrante do território Vitoria da Conquista também foi beneficiado com a entrega de máquina.

Para o ex-secretário de agricultura da Bahia, Eduardo Salles, essas máquinas vêm melhorar a vida dos produtores rurais e deixarão as pequenas propriedades rurais melhores estruturadas para enfrentar as próximas secas. Texto e fotos Elisângela Rosa.

Proxima Proxima
Anterior Anterior

Destaque

Paratinga mantêm sina de jogar bem fora de casa, vence LEM por 1 a 0 e lidera grupo 13

Nesta tarde em Luís Eduardo Magalhães, a seleção de Paratinga enfrentou a seleção local. LEM vinha de vitória em casa contra Barreiras ...