Paratinga realiza dia D contra o HPV

O dia 14 de Março foi marcado em Paratinga, pela realização do dia “D” de vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV). A vacina quadrivalente (protege contra 4 tipos do vírus dos quase 150 existentes), foi introduzida no calendário nacional de vacinação através do SUS pelo Ministério da Saúde e visa aprimorar as ações do sistema de saúde para rastrear o câncer de colo do útero, o que possibilitará nas próximas décadas prevenir esta doença que representa hoje, a segunda causa de morte por neoplasias em mulheres no Brasil. Desde 2006, a vacina está disponível na rede privada ao custo de aproximadamente um mil reais a dose.

Com a introdução no Programa Nacional de Imunizações, o acesso à vacina foi ampliado a todas as camadas da nossa população. O público alvo neste primeiro ano de campanha, são meninas na faixa etária de 11 a 13 anos. Para os anos de 2015 e 2016 a faixa etária será ampliada para meninas a partir dos 9 anos de idade. Este vírus é transmitido principalmente nas relações sexuais sem uso de preservativo, daí a estratégia de vacinar meninas antes do início da vida sexual ativa. A aplicação da vacina se dará em três doses, sendo a segunda em 6 meses após a aplicação da primeira e a terceira em 5 anos após a aplicação da primeira.



No dia “D” em Paratinga, quatro postos de vacinação foram colocados à disposição do público e funcionaram das 8 horas da manhã até as 5 horas da tarde em dois postos de saúde e mais 2 escolas públicas.

As equipes da Secretaria Municipal de Saúde estiveram de plantão durante todo o dia e atenderam centenas de pacientes, mas o comparecimento não foi o esperado pela coordenação da campanha. Os postos de saúde da cidade continuarão vacinando para rastrear as faltosas. Na zona rural do município (onde reside 70% da população), a campanha de vacinação começou no dia 10 de Março pelas localidades de Lagamar, Porteiras, Sobrado, Novo Paraíso, Cabaceira, Macedo, Conceição, Morro Solteiro, Garapa, Sarandi, Marruais, Boa Vista e irá até o dia 24 com as equipes de vacinadores percorrendo mais de 100 localidades algumas delas distantes mais de 80 km da sede do município.

Os agentes comunitários de saúde (ACS), participam ativamente da campanha não só na divulgação como no acompanhamento das equipes no dia da vacinação, pelas diversas localidades da zona rural. No encerramento dia 24, as equipes estarão nas localidades de Nova União, Lagoa Dourada, Volta das Pedras, Pedras, Toucinho, Cana Fístula, Lagoa da Caatinga e nas Ilhas do rio São Francisco. O objetivo da Secretaria é vacinar cerca de 1.000 meninas nesta faixa etária em todo o município.

Durante a vacinação são entregues à pacientes, panfletos informativos sobre os perigos do HPV e a importância da prevenção como também as datas do retorno para a aplicação da segunda e terceira dose. Nos postos de saúde do município, são disponibilizados diariamente outros tipos de vacina, que fazem parte do calendário nacional de imunização. A próxima campanha de vacinação será contra o vírus INFLUENZA (vacina dos idosos) e acontecerá entre os dias 14 de Abril a 2 de Maio, sendo o dia “D” em 26 de Abril. (Ely Pacheco).
Proxima Proxima
Anterior Anterior

Lojas Dubelo - Promoção

Lojas Dubelo - Promoção