Oeste da Bahia: Aparelho que copia dados do cartão é achado em caixa eletrônico


Um artefato estranho que estaria sendo usado para copiar dados de clientes da Caixa Econômica Federal de Barreiras, foi encontrado em um dos caixas eletrônicos do banco na cidade do Oeste da Bahia na manhã deste domingo, 12. O equipamento copia as informações do cartão, possibilitando a clonagem.

Policiais Militares do 10° BPM foram acionados por um cliente que ‘sem querer’ encontrou o artefato quando usava o caixa eletrônico.

Os PMs recolheram o artefato e apresentaram ao delegado de polícia Arnaldo Monte, no Complexo Policial de Barreiras.

Para a polícia civil, este tipo de instrumento é usado para fraudar clientes de bancos. Por esse motivo os usuários de caixas eletrônicos devem ficar atentos a qualquer tipo de anormalidade nas máquinas quando forem fazer saques ou transações bancárias.

Taxado vulgarmente de ‘chupa-cabras’, o artefato tem tecnologia para copiar dados dos cartões magnéticos daqueles que utilizam o caixa eletrônico onde o mesmo está instalado.

De posse dos dados os fraudadores fazem a clonagem do cartão e movimentam de forma fraudulenta contas bancárias.

As vítimas são surpreendidas, na maioria das vezes, ao saberem que saques indevidos foram feitos deixando suas contas limpas.

O instrumento é pequeno e instalado de forma quase imperceptível. Neste caso, só foi encontrado porque quando o cliente puxou o cartão da máquina, ele enroscou no artefato.

O artefato foi encaminhado para as perícias necessárias na polícia técnica. (portal rb.am.br)
Proxima Proxima
Anterior Anterior