Filme Capitães da Areia será exibido no Espaço Cultural da TombaFM, no Bairro Tomba

Filme Capitães da Areia será exibido no Espaço Cultural da TombaFM, no Bairro Tomba, nesta sexta dia 02/10/2015

A sessão de cinema aberta à comunidade faz parte do projeto Cine + Cultura, da Associação de Desenvolvimento Comunitário São Sebastião.

Na próxima sexta (02/11), o projeto Cine + Cultura, irá exibir o filme “Capitães da Areia”, da cineasta Cecília Amado, para a comunidade do Tomba. Esta será a terceira exibição de filmes promovida pelo projeto, neste novo espaço, que acaba envolvendo toda a comunidade. A ideia é proporcionar aos moradores um pouco da experiência de cinema. A sétima arte e cultura de comunicação social. O espaço tem capacidade para 70 pessoas, com um telão e cadeiras para acomodações.

A terceira sessão se dá pelo sucesso que foi a primeira e a segunda exibição, quando cerca de 50 pessoas se juntaram para assistir aos filmes “A Cor do Trabalho e Depois da Chuva”. A expectativa é que a próxima sessão possa levar 70 pessoas ao local. “Para o jovem de classe média, ir ao cinema pode ser um lazer rotineiro. Mas para a maioria das pessoas que mora nas periferias e não tem acesso à cultura, esse é um lazer quase raro, seja pela dificuldade de informações e a falta de costume, seja por questões estruturantes, pois Paratinga não oferece esses espaços culturais a mais de 40 anos, quando tínhamos cinema e peça teatral no auditório do Colégio Cenecista, além dos festivais de Música Popular, na Praça XV de Novembro e destaca o idealizador do projeto o Líder Comunitário ARISTOTELES.


Sobre o filme
Pedro Bala, Professor, Gato, Sem-Pernas, Boa Vida e Dora, personagens imortalizados na obra de Jorge Amado, ganham as telonas do cinema em Capitães da Areia, filme assinado por Cecília Amado, neta do escritos baiano Jorge Amado. Assim como no romance publicado na década de 1930, a narrativa traz a história de um grupo de crianças e adolescentes abandonados por suas famílias que crescem nas ruas de Salvador, praticando assaltos, e fugindo da polícia enquanto lutam para sobreviver. Liderada por Pedro Bala, a trupe é conhecida por Capitães da Areia pela facilidade que tem de se camuflar sem deixar pistas e sem ser notada. Assim, ao longo de um ano, os garotos encaram diversas aventuras, realizando sonhos e vivendo reais pesadelos.

Sobre o Cine+ Cultura
O Cine + Cultura, ação desenvolvida pela Secretaria do Audiovisual e pela Cinemateca Brasileira em parceria com a Sociedade Amigos da Cinemateca – SAC e Associação de Desenvolvimento Comunitário São Sebastião, tem como objetivo a democratização do acesso a obras audiovisuais, a formação de plateias, e a difusão, principalmente da produção audiovisual brasileira, por meio da exibição não comercial dos conteúdos. O Cine tem a finalidade de dinamizar o Espaço Cultura da RadCom TombaFM da Comunidade Quilombola de Tomba em Paratinga, levando diferentes filmes e aproximando a cultura para as pessoas do bairro. Além disso, a iniciativa tem o intuito de igualar os direitos de acesso à cultura, educação e comunicação. A ideia é exibir sessões toda as sextas feiras as 19:00 horas, com o objetivo de atingir todas as áreas da comunidade. Os filmes a serem exibidos têm temática voltada a questões sociais que servirão de base para discussões e outras atividades pela comunidade.

Serviço
Exibição do Filme Capitães da Areia
Data: 02 de Outubro
Horário: 19h
Local: Espaço Cultura da RadCom TombaFM – Tomba
Proxima Proxima
Anterior Anterior

Destaque

Em Paratinga, Governador Rui entrega obras e autoriza convênio do Bahia Produtiva

O governador Rui Costa entregou, nesta quinta-feira (22), um c...