Curso de Medicina da Ufob terá 80 vagas em 2016

Os estudantes interessados em cursar Medicina vão ter mais oportunidades a partir de 2016. A Ufob, única instituição de ensino superior a ofertar a graduação no Oeste da Bahia, ampliará o número de vagas. Agora, serão 80 novos ingressos por ano, em vez de 40. Serão duas entradas: uma no primeiro e outra no segundo semestre.
O Ministério da Educação publicou a alteração no Diário Oficial da União na última quinta-feira (3). Com isso, os candidatos que fizeram o Enem este ano e tentarem o ingresso via Sisu na Instituição já serão beneficiados com a medida. Das 80 vagas, metade é destinada aos estudantes oriundos de escolas públicas.
O Curso
Oferecido desde 2014, o curso de Medicina conta atualmente com duas turmas. Desde o início das aulas, os alunos, orientados pelos professores, realizam trabalhos em bairros de Barreiras. Dentre as atividades desenvolvidas, mapeiam e acompanham os indicadores do processo de saúde e doença, a exemplo da infraestrutura, lixo, esgoto e o número de unidades de atendimento. Essa é uma diretriz do projeto pedagógico do curso que prevê a inserção na comunidade do início ao fim da formação.
Os estudantes também têm acesso a novos ambientes de aprendizagem. Além das práticas clássicas, assistem às aulas em laboratórios de última geração, como o de Simulação Realística. Nele, os discentes atendem robôs que funcionam como pacientes. Isso propicia uma maior aproximação com a realidade a ser vivenciada no dia a dia da profissão.
Um convênio firmado entre a UFOB e a Prefeitura de Barreiras assegura aos alunos acesso aos paciente, às equipes e às estruturas de serviços de saúde para a prática de ensino, pesquisa e extensão.

Reprodução:blog acorda cidade
Proxima Proxima
Anterior Anterior