Dep. Eduardo Salles e prefeito Zequinha Dourado solicitam auxílio do IPHAN no projeto de recuperação da Igreja Matriz

Solicitar apoio do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) baiano para ajudar na elaboração do projeto de recuperação da estrutura física e a restauração dos bens móveis integrados da Igreja Matriz de Santo Antônio, em Paratinga, que pegou fogo no início de 2016, foi a pauta nesta segunda-feira (20) da audiência do deputado estadual Eduardo Salles e do prefeito Zequinha Dourado com o superintendente do órgão, Bruno Tavares.
O incêndio danificou o altar-mor, a nave (que antecede o altar-mor) e a sacristia da Igreja Matriz de Santo Antônio. “Não viemos pedir dinheiro ao órgão, mas acompanhamento técnico do IPHAN, que possui um caderno encargos para recuperação de imóveis e seu patrimônio”, explicou o deputado.
“A Igreja Matriz de Santo Antônio tem mais de 300 anos, mas ainda não é tombada pelo patrimônio histórico”, lembra o prefeito. “Queremos do IPHAN esse acompanhamento técnico para termos a recuperação realizada da forma mais adequada”, complementou Zequinha Dourado.
Bruno Pestana ressaltou que o serviço tem um cronograma que precisa ser cumprido. “A primeira recuperação é a civil: telhas, pisos, janelas e estruturas. No segundo momento devemos seguir o roteiro de restauração”, ensinou.
Ficou acordado que o prefeito vai participar de audiência com o bispo Dom João Cardoso, da Diocese de Bom Jesus da Lapa, para provocar o IPHAN e solicitar o apoio do órgão no processo de recuperação. “Só assim pudemos realizar o acompanhamento”, esclareceu Bruno Tavares.

“Sou presidente da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa da Bahia e representante político de Paratinga. Por esses e outros motivos, vou batalhar com o prefeito Zequinha para conseguirmos devolver à população esse patrimônio em perfeito estado”, garantiu Eduardo Salles.
Matéria: Gabinete do Dep. Eduardo Sales
Proxima Proxima
Anterior Anterior