Campus XVII da UNEB comemora 20 de atividade em Bom Jesus da Lapa; confira a programação

O Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias – DCHT Campus XVII da Universidade do Estado Bahia – UNEB comemora os 20 anos de sua fundação, no município de Bom Jesus da Lapa, comemorados no dia 25 de agosto.
A comemoração ocorrerá nos dias 24 e 25 de agosto, e será bem diversificada, confira;
Dia 24/8
Cerimônia de Reconhecimento da UNEB em Bom Jesus da Lapa feita pela Câmara de Vereadores
Horário: 19h
Convidados: Reitor, Pró-reitoria, Direção, Professores, Ex. Professores Técnicos, auxiliares e alunos egressos.
Ás 21:30h – Coquetel para os convidados
Dia 25/8
Alvorada- Saída pelos bairros de Bom Jesus da Lapa anunciando os 20 anos do Campus XVII
Horário: 5h;
Organização: Direção, técnicos, docentes e discentes do departamento e egressos;
8h – Café da manhã;
8:30h – Abertura oficial;
9h – Roda de Conversa (docentes que atuam e atuaram ao logo dos 20 anos, bem como alunos e egressos);
11h- Encerramento
20h- Cerimônia em festejo aos 20 anos do DCHT;
Local: AABB
Programação: Momento solene, entrega de troféus;e exibição de Documentário;
Conforme a Diretora do Campus XVII, Cynara Sento-Sé, toda programação foi pensada e construída em conjunto com as  representações da instituição, e tem o propósito de “resgatar os 20 anos do DCHT, fortalecer as relações ente Universidade e comunidade, incentivar o fortalecimento do DCHT/XVII em Bom Jesus da Lapa e Região, registrar os 20 anos do DCHT com espaço de estudos, pesquisa e extensão universitária e atingir a meta de 350 participantes”, frisou.
Ao longo desses 20 anos a presença do Campus XVII tem ampliado a relevância do município como polo educacional, por meio dos cursos oferecidos pela UNEB, atraindo uma clientela de várias localidades de seu entorno, a exemplo de Paratinga, Serra do Ramalho, Sítio do Mato, São Félix do Coribe, Santa Maria da Vitória, Riacho de Santana, entre outros. Contemplando uma área de atuação ampla, que deu destaque a instituição ao longo da história regional e local como a principal protagonista do ensino na formação de profissionais, especialmente pela área de educação.
Em meio a sua relevância vale ressaltar que o Campus XVII funciona hoje com várias limitações, tem apenas 10 salas de aula, que não atendem mais a demanda de 518 acadêmicos, distribuídos entre os cursos de Pedagogia e o de Administração, e mais uma pós graduação lato sensu em Alfabetização e Letramento.
Conheça um pouco da História da implantação do Campus XVII em Bom Jesus da Lapa:          
O Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias – DCHT Campus XVII, originou-se do Núcleo Avançado de Ensino Superior de Bom Jesus da Lapa – NESLA, implantado neste município em 1997, após o redimensionamento da oferta de vagas do curso de Pedagogia, Habilitação em Magistério das Matérias Pedagógicas do 2º Grau, proveniente do Centro Superior de Barreiras – CESB, que ocorreu em 18 de outubro de 1996, mediante a Resolução Nº 104, emitida pelo Conselho Universitário – CONSU/UNEB.
O CESB, por sua vez, teve alterada a sua condição estrutural ainda em 1997 quando a UNEB adotou a estrutura de Departamento para identificar as suas unidades universitárias, utilizando como critério a área de conhecimento, em atendimento à Lei nº 7.176, de 10 de setembro de 1997, a qual dispõe sobre a reestruturação das Universidades Estaduais da Bahia. Com esta nova organização, aprovada pelo Decreto Estadual nº 7.223, de 20 de janeiro de 1998, este Centro transformou-se no Departamento de Ciências Humanas do Campus IX, mantendo o Núcleo de Bom Jesus da Lapa sob sua direção.
Em 1999 o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão – CONSEPE/UNEB, através da Resolução nº 252, de 04 de janeiro de 1999, autorizou a implantação no Núcleo de Bom Jesus da Lapa, a Licenciatura Plena com Habilitação em Educação Infantil e Magistério do Ensino Fundamental nas Séries iniciais.
Também esta Resolução foi responsável pela execução do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, com Habilitação nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental, implantado em Paratinga, município integrante da Região Oeste, localizado a 70 km de Bom Jesus da Lapa, no primeiro semestre de 2000. Este curso faz parte do Programa de Graduação Intensiva desenvolvido pela UNEB desde 1999, o qual foi intitulado Programa Rede UNEB 2000, e é direcionado a professores do Ensino Fundamental de 1ª a 4ª séries, em exercício na Rede Pública Municipal.
A vinculação do Núcleo com o Campus IX procedeu-se até a data de 29 de agosto de 2000, quando, através do Decreto Estadual nº 7.839/2000, foi transformado em mais uma unidade de ensino da UNEB, com a denominação de Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias – Campus XVII.
Este Departamento goza de autonomia didático-científica, disciplinar e administrativa, tendo o Conselho Departamental como Fórum de decisões, considerando os objetivos gerais da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, através do seu Regimento Geral.

Em 2004 O curso de pedagogia, Licenciatura Plena com Habilitação em Educação Infantil e Magistério do Ensino Fundamental nas Séries iniciais foi reformulado em atendimento a Resolução CONSU 273/2004 passando a ser intitulado: Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia – Docência e Gestão de Processos Educativos dada a necessidade de unificação dos currículos dos cursos de formação de professores.(Notícias da Lapa).
Proxima Proxima
Anterior Anterior

Paratinga 3 x 1 Barreiras - Intermunicipal - Melhores momentos