Paratinga se prepara para celebrar o primeiro Novembro Negro


Celebrado, no Brasil, em 20 de novembro, o Dia Nacional da Consciência Negra foi criado em 2003, porém somente instituído em âmbito nacional através da lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, sendo feriado em cerca de mil cidades em todo o país e nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro por decretos estaduais. A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.

Em Paratinga, mesmo diante da escassez de recursos, proveniente principalmente pelo agravamento da crise econômica e financeira que o País atravessa e que atinge em cheio os municípios, a prefeitura municipal, através da Secretaria de Cultura e Promoção da Igualdade Racial está preparando uma programação especial intitulada de ‘1º Novembro Negro’ para comemorar o Dia da Consciência Negra. “É, sem dúvidas, uma data que deve ser comemorada, pois representa um importante momento da história da luta pela liberdade dos negros”, avalia a Secretaria de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, Jaysa Rocha.

Anfitriã nas ações alusivas as comemorações do ‘Novembro Negro’, a Secretaria de Cultura tem buscado reforçar o convite para a participação das demais Secretarias municipais no projeto. “Este, é um projeto que busca valorizar a identidade da população, por esse motivo também, esperamos ter a participação de toda a equipe do Governo do prefeito Marcel Carneiro para que possamos celebrar esta data importante”, ressalta a Secretária. A programação oficial será divulgada nos próximos dias. (Lucimar Almeida / SecultPMP).
Proxima Proxima
Anterior Anterior

Lojas Dubelo - Promoção

Lojas Dubelo - Promoção