Paratinga

Oeste baiano

Bahia

Brasil

Futebol

Estudantes da rede estadual são destaque na redação do ENEM; paratinguense tira 900

Estudantes da rede estadual tiveram um excelente desempenho na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Com o tema “Os Desafios para a formação educacional dos surdos no Brasil”, os alunos de todo o estado conseguiram desenvolver a dissertação utilizando o aprendizado desenvolvido na preparação para a avaliação durante o ano letivo em sala de aula, simulados e projetos.

Em Paratinga o estudante de 20 anos João Victor de Almeida, tirou 900 na redação, sendo orgulho para toda a cidade.

Já o estudante Ramon Lucas Barreto, 18 anos, do Complexo Integrado de Ipiaú, no município de Ipiaú, na região do Médio Rio de Contas (359 km de Salvador). Com uma pontuação de 960 pontos, o aluno sonha longe a partir de agora. “Meu objetivo é entrar para algum curso de saúde ou engenharia. Apesar de gostar de ler e ter praticado bastante a minha escrita para a avaliação, sou apaixonado pela matemática e disciplinas exatas” explica.

Na preparação, o foco foi fundamental para o resultado da pontuação. “Já tinha feito um bom desempenho na redação em outras provas, mas sabia que para melhorar teria que praticar muito. No total estudava de cinco a seis horas o que achei suficiente para poder ter uma qualidade de vida sem estresse. O que ajudou muito também foi o estudo em grupo onde me reunia com mais três colegas na quinta-feira e sábado para resolver questões de antigas do ENEM”, enfatiza.

Ele ainda ressalta todo o suporte recebido na escola. “Também fico feliz pelo resultado, porque podemos mostrar que os alunos da rede pública podem ter um ótimo desempenho. Tive excelentes professores que nos ajudaram bastante nesta caminhada. Posso dizer que não tenho nada a reclamar da escola pública”, disse.

Também se destacaram na redação do ENEM a estudante Maria Eduarda, do Colégio Amélia Amado, em Jussari, com 920 pontos; Ana Paula Lima, do Colégio Estadual Wilson Lins, em Valente, com 980 pontos, e o estudante Adenilson Douglas de Almeida, em Valente, com 920 pontos, dentre outros. 

Inscrições no SISU começam nesta terça 26. UFOB ofertará 996 vagas

Estudantes de todo Brasil passarão os próximos dias na frente do computador para definir em qual Universidade ingressar. Desta terça (23) até sexta (26), estarão abertas as inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Nesta edição do processo seletivo, a UFOB disponibilizará 996 vagas nos campi de Barra, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Luís Eduardo Magalhães e Santa Maria da Vitória.

A novidade é a inclusão das pessoas com deficiência na política de cotas, que reserva 50% das vagas (500) aos candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas. Também serão destinadas 306 vagas para estudantes que tiverem cursado todo o Ensino Médio em instituições, públicas ou privadas, de 80 municípios baianos distantes até 150 quilômetros dos campi da UFOB e 190 para a modalidade Ampla Concorrência.

Para participar, é necessário que o candidato tenha feito a prova do Enem de 2017 e ter atingido as notas mínimas de corte de cada curso. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente no site do Sisu e os participantes podem solicitar até duas opções de cursos.

Todas informações sobre a Seleção podem ser obtidas no site da Superintendência Universitária.

O Sisu
É o sistema informatizado do Ministério da Educação que seleciona estudantes para vagas em instituições públicas de ensino superior a partir da nota do Enem.

Das 1130 oportunidades de formação em cursos de graduação oferecidas pela UFOB em 2018, 134 são destinadas aos concluintes dos Bacharelados Interdisciplinares. Caso estes estudantes não as ocupem, outras chamadas do Sisu devem ser realizadas para que as vagas sejam preenchidas por outros candidatos. (Ascom UFOB/Secretaria de Educação)
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

SUPERMAIS

CONSTRUVALE

Mais lidas do mês