Paratinga

Oeste baiano

Bahia

Brasil

Futebol

Nível do Rio São Francisco sobe mais de seis metros em Bom Jesus da Lapa e Paratinga

Na região de Bom Jesus da Lapa, no Oeste da Bahia, o nível do rio São Francisco subiu cerca de 6,3 metros depois das últimas chuvas do mês de fevereiro, mudando todo o cenário do Velho Chico. Diferente do fim do ano passado que elevou o nível do rio em 3 metros, não cobrindo vários bancos área. Refletindo também no aumento do rio em Paratinga, município seguinte banhado pelo Velho Chico.

Com o aumento do nível da água desta semana, é  possível ver grandes diferenças. O braço do rio que passa próximo a gruta do Santuário está correndo, e vários pontos estão alagados, o que há muito tempo a população não via, de acordo os ribeirinhos. “Várias lagoas já estão cheias, ainda falta, mas já é uma grande mudança”, afirmou o Sr. Antônio. Conforme medições feitas por Dona Maria Alice Alves, que é responsável pelas leituras para a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF), em Sobradinho, o nível do Rio São Francisco chegou em 6,32 nesta terça-feira(13), só que está baixando, chegando hoje em 6,24 m.
Ela afirma essa grande quantidade de água é uma grande novidade, porque o rio estava muito baixo, e que tem aproximadamente dois anos que o Velho Chico não sobe assim. “6 metros é muito alto. A gente está esperando que antes de passar a Quaresma ele vai encher ainda, quem sabe, nê? Temos o mês de março todinho ainda”.

A mudança enche de esperança Dona Alice e muitos pescadores da região, que viram no inicio do segundo semestre de 2017 uma das piores baixas do São Francisco  no trecho de Bom Jesus da Lapa dos últimos anos. A cheia é influenciada em grande parte pelas chuvas em Minas Gerais, na cabeceira do rio. (Texto: Notícias da Lapa; fotos: Geraldo Rosa).
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

SUPERMAIS

CONSTRUVALE

Mais lidas do mês